Esta pergunta e feita todos os dias nos consultórios odontológicos de todo Brasil.
Mas antes de responder precisamos entender um pouco sobre as lentes de porcelana dentais.
As primeiras facetas surgiram em 1930, com a finalidade de melhorar o sorriso dos artistas da época, eram de caráter provisório e fixadas sobres os dentes sem a necessidade de desgastes dentários.
Apenas no final da década de 90, se voltou a falar em lentes de contato dentais, devido ao desenvolvimento de novos materiais, bem como a evolução dos já conhecidos.
Hoje as cerâmicas são mais resistentes e esteticamente semelhantes aos dentes naturais, os adesivos dentários estão bastante desenvolvidos e confiáveis elevando-se assim, a qualidade das lentes.
Está indicada principalmente para adultos e jovens que desejam mudar a forma de seus dentes, corrigir pequenos giros dentários, dentes com restaurações muito extensas, dentes com grandes desgastes, amarelados ou manchados devido a defeitos no esmalte ou por ação de algum agente externo como o cigarro.
Tudo começa por um bom exame clínico. Devemos nesta fase inicial entender quais são as expectativas do paciente e analisar se é possível realizá-las ou não. Estudos do formato do rosto, tamanho e forma dos dentes bem como sua cor e feito nesta fase. Com o diagnóstico e planejamento prontos, é possível iniciar o procedimento que consiste em fazer um pequeno desgaste na face externa do dente para que a lente possa ser colada. Este procedimento pode ser feito em um ou mais dentes de acordo com o planejamento e a necessidade do paciente.
A grosso modo, para que se possa entender, e como se deixássemos o dente com um pequeno degrau, semelhante a uma unha e sobre ela, colássemos uma unha de silicone.
O que não podemos deixar de levar em consideração, é que se trata de uma peça protética que acompanhará o indivíduo por toda vida e como toda prótese, necessita de manutenção e está sujeita a fraturas, desgastes e com o tempo necessitarão serem trocadas.
Então ela e desaconselhada para adolescentes ou adultos jovens que possuam uma boa saúde bucal. Em casos em que a remodelação dos dentes se fizer necessária para se atingir objetivos estéticos ou de função mastigatória, , estas podem ser feitas com resinas atingindo-se um excelente grau de qualidade, evitando-se assim desgastes irreversíveis em dentes jovens.
Por fim, as lentes de contato dentais também foram influenciadas pela tecnologia. Hoje é possível fazer o procedimento com o auxílio de equipamentos, como scanners e impressoras 3D, que possibilitam uma perfeita noção de como ficará o novo sorriso.
Quer saber mais sobre facetas de porcelana? clique aqui
Entre em contato conosco – clique aqui